1.2.10









O mês de janeiro passou rápido para o time 916. Fabio Benassi mostrou que está determinado a aproveitar bem estes meses que antecedem o início do campeonato da AD para evoluir o Gol vermelho e deixá-lo pronto para a briga com os adversários, que não são poucos e nem fracos.

Em 2010, pela primeira vez, Fabio terá a chance de começar o campeonato desde a primeira prova com um carro competitivo, pronto a vencer os níveis mais baixos de tempo e encarar também o TOP 16. Além disso, o trabalho realizado busca dar confiabilidade, que é um dos fundamentos exigidos para poder vencer o campeonato AD.


No final de janeiro, os trabalhos de instalação do intercooler e tubulações do motor do Gol ficaram prontos na Sprint. Nunca é tarefa simples colocar tantas peças dentro de um cofre de Gol, especialmente quando se leva em consideração a necessidade de maximizar o fluxo dos gases. Para facilitar o entendimento: são necessárias curvas suaves, dutos progressivos que auxiliem na matutenção da velocidade dos gases. Isso tudo sem perder a acessibilidade porque em um prova não é possível prever o que terá de ser desmontado e aí, a rapidez pode ser a diferença entre uma grande vitória e uma derrota frustrante.

Agora o carro vai para a DRV ( Dorival Motorsports) para cuidar dos últimos acertos antes de ir à pista. Também já tem encontro marcado com a Maranello Pinturas, onde vai preparar o visual 2010, que é parte importante da identificação com seus torcedores. Vem novidades por aí.


2010 também é o ano em que estão sendo prometidas mudanças na arrancada nacional, com a redução do número de categorias e a abertura de uma nova possibilidade com a criação da Extreme Ten Five (XTF). Essa é uma categoria que é sucesso no mundo inteiro porque permite a participação de todos os tipos de carro, sendo o elo comum entre eles a utilização de pneus de no máximo 10.5 pol.



Nas conversas de oficina, existe hoje quase uma aposta de que dois carros da AD poderiam participar das provas nacionais da XTF. Um deles, de participação certa, é o Eclipse GSX Stock de Fabio Andreis, que agora entra no seu segundo ano de desenvolvimento, e que foi pensado para este tipo de competição mesmo antes dela existir. Já o outro carro... é surpreendentemente o Gol 916. Os motivos desta aposta tem muito a ver com a vontade de Fabio Benassi em obter bons resultados.



O Gol Vermelho conseguiu um progresso relativamente rápido no ano de 2009. Com tempos hoje na casa dos 11s , é uma esperança da AD nos 10s em 2010. E, se isso realmente ocorrer, passa a ser um competidor com chance na XTF se as promessas de uma eliminatória (mata-mata) de oito carros em cada prova for cumprida. Isso é simples de entender: mesmo que o Gol não tenha o tempo mais baixo de pista, num enfrentamento direto de carros e pilotos tem muito mais coisa em jogo e não apenas o tempo. A presssão é grande, os erros, maiores ainda.


Assim, um bom piloto com um carro de qualidade tem muita chance. E neste ponto, Benassi tem se esforçado para que o Gol melhore a cada prova. E nós, aqui do time, sabemos que se a oportunidade chegar, Fabio não exitará em utilizar os recurssos que forem necessários e estiverem disponíveis para buscar vitórias.


2010 promete muito. Temos o Campeonato da AD com seis provas programadas ( a confirmar) que são difíceis de vencer e onde estão adversários que provaram seu valor nos últimos anos. Só para destacar alguns, temos os Irmãos Andreis (Eclipse) que realmente querem o título e este ano - mais que de outras vezes - prometem se esforçar, minimizar os erros e deixar a disputa ao nível da pista, onde se consideram muito difíceis de bater. Teremos novamente Sergio Fontes, o bicampeão da AD que vai em busca do tri ( quem não iria?), Rafael Rafastra Grillo, que em 2009 passou tão perto, deve caprichar mais na estratégia em 2010, e muitos outros que têm carros um pouco abaixo no tempo, mas se fizerem uma boa temporada, têm condições de chegar à liderança.


Com a porta aberta pela XTF, teremos aqui no sul quatro provas de nível nacional. Duas serão os festivais do Velopark - o 402 Racing - e duas de seis etapas da Copa Brasil ou Campeonato Brasileiro (como vier a ser chamado). Todo este trabalho que está sendo desenvolvido agora é o que determinara se o Gol vai poder brigar em todas estas frentes.

Nós acreditamos que as possibilidades são muito boas.

Um abraço a todos nossos amigos e leitores.

Nenhum comentário: